sexta-feira, 2 de março de 2012

Nasce o blog!


Junto com outros milhares de blogs espalhados pelo mundo todo, nesta sexta-feira, o blog “Psique & Pseudo” entra em cena pela primeira vez. Geralmente, as inaugurações são celebradas com festas e coquetéis, mas esse caso em específico dispensa essa forma de comemoração.
Isso porque não me traz felicidade ter que montar este blog. Gostaria de jamais ter que escrevê-lo. Meu mundo muito mais colorido se minha motivação para criar o “Psique & Pseudo” fosse ZERO, pois isso significaria que a ciência à qual dediquei minha formação (Psicologia) estaria de acordo com todas as premissas de o que se pode considerar “ciência”... Mas não está.
Defenderei a existência de um surpreendente número de paradoxos e verdadeiros memes parasitas (idéias/concepções tóxicas) que corrompem o sentido de ciência da Psicologia, gerando assim danos em todas as esferas onde o pseudo-psicólogo irá agir, fomentando assim não o crescimento, mas a gradual destruição da sociedade. Vocês podem agora estar pensando: “Esse cara está exagerando”, mas eu vou mostrá-los – nos textos publicados na sequência – que o que digo, infelizmente, é verdade.
Por isso meu objetivo aqui não é comemorar. Não é rir e beber vinho em comunhão com todos, embriagando-me enquanto epistemes falidas e ultrapassadas arranham a ciência psicológica. Meu objetivo aqui é ridicularizar, é gerar desconforto, é por em evidência essas pseudopsicologias, é ser ácido e enfático nos argumentos, é ser eloquente e sério quando digo que estamos em crise. Desejo, conforme o grande filósofo da ciência Daniel Dennett diz: criar imunidade intelectual nas pessoas que lerem as postagens desse blog, fazendo com que elas consigam compreender o que faz e o que não faz sentido quando ouvem alguém falar sobre psicologia, e assim incentivar uma prática baseada em evidência.
Meu nome é Thales Coutinho e sou “só” psicólogo (sem pós, mestrado, doutorado, nem nenhum outro conjunto de letras depois do nome), no entanto irei sempre me basear nos trabalhos publicados por prestigiados pós-doutores, professores-pesquisadores de renomadas universidades ao redor do mundo. Também aproveito para esclarecer que não faço parte de nenhuma sociedade, nem represento os interesses de nenhuma instituição. Aqui, o negócio é a ciência pura e simples, sem nenhum conflito de interesses.
E que venham as críticas... E as críticas às críticas!
*Observação Importante: Não critiquem minha postura pessoal. Não estou obrigando ninguém a gostar ou não gostar de mim. Por isso, quando criticarem – e espero que o façam – foquem sua crítica no raciocínio, e não na pessoa que raciocina; façam um esforço para desconstruir “aquilo que o Thales disse”, e não “o Thales”. Não fazer isso é incorrer numa falácia já descrita e conhecida como “Ad Hominen”, que não só é ilógica – afinal, me atacar pessoalmente não vai fazer com que meus argumentos tenham menos sentido – como também super desagradável e mal educada. Grato pela compreensão! =)
*Nota: Salvo em raras situações (que serão devidamente referenciadas), o conteúdo textual aqui disponível será de minha autoria (Thales), porém, sou muito grato ao apoio tecnológico de Lence Skymon, que contribuiu - e continuará contribuindo - para que este blog se torne mais dinâmico e interativo. Valeu pela força, Lence! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário