quinta-feira, 10 de maio de 2012

Resposta de Jonathan Alpert e as possibilidades da Psicoterapia Unificada




Ontem, logo após escrever sobre o polêmico artigo do psicólogo Jonathan Alpert, eu enviei um e-mail para ele compartilhando a situação da psicoterapia no Brasil e as críticas que venho recebendo a esse blog, e perguntando se a solução não seria fazer uma unificação das psicoterapias, com base nas evidências científicas.  Hoje recebi sua resposta. No fim de um e-mail muito bem elaborado, ele me respondeu o seguinte: "i think it is difficult to have a unified approach to therapy since it isn't a hard science and everyone's issues are different.  We'll have to keep doing good work" (algo como: "Acho difícil formar uma teoria unificada da psicoterapia, pois não se trata de uma ciência exata e as questões de todos são diferentes. Nós vamos ter que continuar fazendo um bom trabalho").
Respeito o posicionamento dele, mas só concordo com a segunda parte da resposta. Para dar um exemplo, pode-se dizer que a ciência médica também não é exata, no entanto muitas das especialidades (talvez com exceção da psiquiatria) estão unificadas.
Por isso, sigo fazendo meu trabalho adequadamente, porém não abro mão de lutar pela unificação da psicoterapia, da forma como o eminente psicólogo cognitivo Robert Sternbeg "desenhou" em seu artigo publicado na prestigiosa revista American Psychologist e que deu origem a várias outras publicações, inclusive a duas revistas científicas próprias para discutir a proposta de unificação da psicoterapia: a Journal of Psychotherapy Integration (que faz parte da respeitada American Psychological Association - APA) e a recente Journal of Unified Psychotherapy and Clinical Science.

Em breve, postarei mais informações sobre essa questão da unificação da psicoterapia à luz das evidências científicas, suas possibilidades e seus impedimentos.
Muito obrigado pela atenção!

Fonte da Imagem: http://encefalus.com/wp-content/uploads/2008/09/unified_theory_of_psychology.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário